Acredito que o processo de escrita é subjetivo à medida que o texto carrega as marcas linguísticas e as ideias defendidas pelo autor, ideias estas que na maioria das vezes tem fundamento em outros suportes, outros textos, mas que são moldadas à maneira e ao ponto de vista de quem as escreve.
Durante o processo da leitura, tais concepções sustentadas pelo autor nem sempre são percebidas pelo leitor, uma vez que ele pode fazer uma interpretação própria do que foi lido , reconstruindo o sentido do texto e preenchendo-o com sua subjetividade. Cursista: Albiege Cleane
Sim,as múltiplas formas de leitura e escrita,levam cada sujeito a descobrir o por quê e o como saciar a sua "fome" particular, tornando-os agentes, alguém que age e ocasiona mudanças e cujas realizações podem ser julgadas de acordo com seus próprios valores e objetivos.
Pela multiplicidade de usos e funções que a leitura e a escrita se prestam,e na variedade de situações em que acontece,podemos sim afirmar que: A LEITURA E A ESCRITA CONSTITUEM PROCESSOS DE ESCOLHAS SUBJETIVAS.
Sim. Leitura e escrita são processos nos quais é necessário que se leve em conta o contexto enunciativo, considerando os objetivos tanto do produtor quanto do leitor. Cursista Magdália Dantas
Sim, creio que a subjetividade na leitura e escrita já começa desde o processo de aquisiçao,onde a criança tem sua própria lógica na construção da leitura e escrita, como afirma a psicolinguista Emília Ferreiro.E nesse contexto fica claro que cada um continua a buscar respostas de acordo com sua leitura de mundo. (Adriana Véras)
Quando entramos em contato com o texto escrito ou contextos de vivencia diferentes, fazemos leituras diferenciadas, ou seja, o proprio contexto em que o sujeito esta inserido constitui um seleiro de subjetividade. creio que o processo de leitura e escrita envolve processos de escolhas subjetivas.Pois quando escrevemos perdemos o dominio sobre o sentido do texto, acontece um processo de ressignificação individual sobre o texto lido. Cursista: Claudio Agra.
Sim.Mas diria que se trata de uma subjetividade discussiva,social e histórica.E não uma subjetividade do individuo,individualizada,mas articulada no meio sócio cultural para formar leitores e escritores competentes. Segundo Paula Freire " A leitura de mundo precede a leitura da palavra"
Os alunos que irão responder às perguntas precisam se identificarem? Ou apenas responder?
ResponderExcluirSim, por que tanto a leitura como a escrita são processos de múltiplos caminhos para uma aprendizagem eficaz...
ResponderExcluirAcredito que o processo de escrita é subjetivo à medida que o texto carrega as marcas linguísticas e as ideias defendidas pelo autor, ideias estas que na maioria das vezes tem fundamento em outros suportes, outros textos, mas que são moldadas à maneira e ao ponto de vista de quem as escreve.
ResponderExcluirDurante o processo da leitura, tais concepções sustentadas pelo autor nem sempre são percebidas pelo leitor, uma vez que ele pode fazer uma interpretação própria do que foi lido , reconstruindo o sentido do texto e preenchendo-o com sua subjetividade.
Cursista: Albiege Cleane
Sim,as múltiplas formas de leitura e escrita,levam cada sujeito a descobrir o por quê e o como saciar a sua "fome" particular, tornando-os agentes, alguém que age e ocasiona mudanças e cujas realizações podem ser julgadas de acordo com seus próprios valores e objetivos.
ResponderExcluirPela multiplicidade de usos e funções que a leitura e a escrita se prestam,e na variedade de situações em que acontece,podemos sim afirmar que:
ResponderExcluirA LEITURA E A ESCRITA CONSTITUEM PROCESSOS DE ESCOLHAS SUBJETIVAS.
Sim. Leitura e escrita são processos nos quais é necessário que se leve em conta o contexto enunciativo, considerando os objetivos tanto do produtor quanto do leitor.
ResponderExcluirCursista Magdália Dantas
Sim, creio que a subjetividade na leitura e escrita já começa desde o processo de aquisiçao,onde a criança tem sua própria lógica na construção da leitura e escrita, como afirma a psicolinguista Emília Ferreiro.E nesse contexto fica claro que cada um continua a buscar respostas de acordo com sua leitura de mundo.
ResponderExcluir(Adriana Véras)
Quando entramos em contato com o texto escrito ou contextos de vivencia diferentes, fazemos leituras diferenciadas, ou seja, o proprio contexto em que o sujeito esta inserido constitui um seleiro de subjetividade.
ResponderExcluircreio que o processo de leitura e escrita envolve processos de escolhas subjetivas.Pois quando escrevemos perdemos o dominio sobre o sentido do texto, acontece um processo de ressignificação individual sobre o texto lido.
Cursista: Claudio Agra.
Dapaz Diz:
ResponderExcluirSim.Mas diria que se trata de uma subjetividade discussiva,social e histórica.E não uma subjetividade do individuo,individualizada,mas articulada no meio sócio cultural para formar leitores e escritores competentes.
Segundo Paula Freire " A leitura de mundo precede a leitura da palavra"