sábado, 16 de abril de 2011

Atividades de leitura e produção escrita


  • Imagine que você é um(a) dos(as) agricultores(as) presentes no encontro e, ao ouvir as previsões dos profetas, fosse anotando os resultados num pedaço de papel, para poder lembrar depois. Como seriam suas anotações?



  • Ainda como agricultor(a), você precisa mandar um bilhete urgente para casa, contando para os familiares as previsões do ano. Escreva o bilhete, explicando a situação.



  • Você é o(a) repórter que está fazendo a matéria e resolve enviar um cartão postal para uma amiga. O que conteria no seu cartão?



  • Imagine que você precisa ficar mais alguns dias para completar a pesquisa. Escreva um breve relato sobre o desenvolvimento de seu trabalho na reunião, pedindo para estender sua estadia. A correspondência será enviada por e-mail.



  • Desde o primeiro dia em que chegou à cidade, você estaria reclamando no hotel de que o ar refrigerado não estava funcionando bem. Os funcionários informam que o gerente estaria viajando, mas que chegaria de madrugada. Pediram então que escrevesse uma carta explicando sua insatisfação para que ele tome as providências necessárias. Escreva a carta.



  • Como agricultor, você é convidado por uma escola para relatar, oralmente, aos alunos da EJA como é ser um meteorologista natural. Como seria esse diálogo?



  • Imagine que a Fundação Cearense de Meteorologia esteja interessada em contratar agricultores(as) profetas para trabalharem na rádio local, fazendo previsões do tempo, por isso abriram um espaço na programação para uma entrevista. Oralmente, encene como seria a conversa entre locutor e agricultor profeta.



  • Você, agora, precisa elaborar um texto publicitário sobre os(as) agricultores(as) profetas para um jornal regional, a fim de valorizar o trabalho dos “meteorologistas naturais”.

ATIVIDADES BASEADAS EM UMA REPORTAGEM SOBRE OS METEOROLOGISTAS DO SERTÃO



ALGUMAS DAS PRODUÇÕES DOS CURSISTAS


Ola, Carlos Bom dia! O trabalho aqui em Quixadá ganhou proporções que não tínhamos previsto. Será necessário mais um dia de cobertura do evento, pois o último dia terá o confronto entre o que diz os profeta do sertão e os meteorologistas profissionais. Para tanto, solicito que a redação providencie mais uma diária com urgência. Atenciosamente Repórter Paulo Brandão.

Equipe: Cláudio, Cida e Adriana


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


oi muie, pede pro povo dai incerra a prantacao qui os profeta aqui no cogresso tão dizeno qui o ano vai se seco ,pro que so chove se: o cupim cria asa o sapo cururu canta se a gente ve asa branca no mato se pedra de sa derreter no dia de santa luzia quando eu chega ai, nois cunversa mais. Abraço xico leiteiro Equipe: Magdália, Nalva, Da Paz e Renata

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


Se você é do sertão

e tá em dúvida

veja de verdade a previsão:

se o céu tá nublado

vai ter chuva.

Asa branca já cantou nesse torrão

Equipe: Albiege, Edclecia e Taisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante.

Nós e os textos

Nós e os textos