Gerência Regional de Educação – Afogados da Ingazeira
Gestar II – Língua Portuguesa
Pólo 2: São José do Egito
Formadora: Silvânia Amorim Cruz
Data: 27/08/09 – TP2
PROGRAMAÇÃO DO XI ENCONTRO
7h30 (20’) Leitura deleite – Cordel de Fogo Encantado: Ai se sêsse e Chover
7h50 (10’) Leitura do relatório de vivência – Professora cursista Fabiana
8h00 (10’) Dinâmica de divisão de grupos - Sorteio de veículos de comunicação e da atividade discursiva
Jornal Nacional (As formas de representar lexicalmente o sujeito da oração e sua relação com as intenções pretendidas para o discurso)
Revista Cláudia (A criação de sentidos figurados ou metonímicos)
Revista Veja (A ordem das palavras na frase e os efeitos decorrentes da alteração dessa ordem)
TV Fama (Os diferentes padrões de entonação, conforme a natureza das intenções pretendidas pelo enunciador)
Brasil Urgente (Os efeitos do uso de certas expressões que revelam a posição do falante em relação ao que diz)
8h10 (30’) Exibição de slides com capa e reportagem publicada nas revistas Cláudia e Veja; Vídeos com trechos dos programas Jornal Nacional, TV Fama e Brasil Urgente
8h40 (40’) Atividade de elaboração de Manchete e Lead (O lead (ou, na forma aportuguesada, lide) é, em jornalismo, a primeira parte de uma notícia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à frente". Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria; São elas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?". O lead, portanto, deve informar qual é o fato jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre), observando o estilo do veículo de comunicação, bem como a escolha semântica e a organização das palavras no período
9h20 (30’) Socialização dos trabalhos, atentando para a atividade discursiva proposta
9h50 (20’) Exibição de slides sobre a intencionalidade na escolha semântica
10h10 (20’) Intervalo
10h30(60’) Atividade, em grupos, de Análise Linguística do texto “Em 28 anos, o BNB conseguiu deixar as coisas bem melhores. Para todos os santos”.
11h30 (40) Socialização das estratégias pensadas pelos grupos sobre como trabalhar a análise linguística do texto
12h10 (20’) Orientação da Lição de casa e realização da Avaliação
“Evidentemente, tudo pode ser visto nos textos. Lá é que todo tipo de fenômeno ocorre. Para o trabalho em sala de aula, a sequência dos pontos a serem explorados vai depender do planejamento geral que a escola ou o professor elegeram. O importante é começar. E continuar. Persistentemente. A experiência de cada dia vai deixando o olhar dos professores e alunos mais aguçados...”.
Irandé Antunes
LEITURA DELEITE
Se um dia nois se gostasse
Se um dia nois se queresse
Se nois dois se empareasse
Se juntim nois dois vivesse
Se juntim nois dois morasse
Se juntim nois dois drumisse
Se juntim nois dois morresse
Se pro céu nois assubisse
Mas porém acontecesse
de São Pedro não abrisse
a porta do céu e fosse
te dizer qualquer tulice
E se eu me arriminasse
E tu cum eu insistisse pra que eu me arresolvesse
E a minha faca puxasse
E o bucho do céu furasse
Tarvês que nois dois ficasse
Tarvês que nois dois caisse
E o céu furado arriasse e as virgi toda fugisse
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante.