São José do Egito, 14 de agosto de 2009
PLANO DE TRABALHO - GERÊNCIA REGIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
Formação Continuada Gestar II – Língua Portuguesa
Plano de Trabalho: Oficinas 11 & 12 (30/08 e 13/08, respectivamente)
Disciplina: Língua Portuguesa.
Projeto/atividade: Ensino Fundamental de Qualidade
Local: Gerência Regional de Afogados da Ingazeira
Período: Fevereiro a novembro
Ação: Formação Continuada Gestar II – Língua Portuguesa.
Carga Horária: 120 horas
1. Tema: Oficina Introdutória.
PLANO DE TRABALHO - GERÊNCIA REGIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA
Formação Continuada Gestar II – Língua Portuguesa
Plano de Trabalho: Oficinas 11 & 12 (30/08 e 13/08, respectivamente)
Disciplina: Língua Portuguesa.
Projeto/atividade: Ensino Fundamental de Qualidade
Local: Gerência Regional de Afogados da Ingazeira
Período: Fevereiro a novembro
Ação: Formação Continuada Gestar II – Língua Portuguesa.
Carga Horária: 120 horas
1. Tema: Oficina Introdutória.
2. Objetivo Geral:
Refletir sobre a construção do conhecimento e de uma nova prática de ensino.
2.1 Objetivos Específicos:
· Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos.
· Identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual,
· Reconhecer a qualidade da argumentação textual,
· Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos,
· Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual,
· Produzir atividades de revisão e de edição da escrita para seus alunos,
· Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender,
· Identificar práticas e teoria que subjazem às práticas de ensino da escrita.
3. Conteúdos e Dimensionamento Teórico - prático
A construção da argumentação
A tese e seus argumentos
Qualidade da argumentação
O planejamento
O planejamento: estratégias
A escrita
A revisão
A revisão e edição
Estratégias de revisão e edição
4. Metodologia
• Leitura deleite: Vídeo Embolada;
• Leitura do relatório de vivência – Professor cursista Wellinton;
• Socialização da lição de casa: esboço do projeto;
• Dinâmica para questionamento: Argumentação;
• Teorização das unidades 21 e 22 da Tp6;
• Trabalho em grupo:
Defesa – a favor da pena de morte
Acusação – contra a pena de morte
Jurados – análise dos argumentos
• Realização do Júri Simulado sobre Pena de Morte;
• Avaliação da oficina.
• Leitura deleite: Minhas férias, pula uma linha, parágrafo – Christine Gribel;
• Leitura do relatório de vivência, pela professora cursista Lucileide;
• Socialização da lição de casa: Apresentação do final produzido para o texto de Moacyr Scliar e do planejamento elaborado pelo grupo sobre como trabalhar com o texto do autor;
• Exibição do vídeo gravado na oficina anterior: Júri Simulado;
• Dinâmica para divisão de grupos: Faço parte de um todo;
• Atividades do TP6 – O processo de produção textual: revisão e edição;
• Socialização das produções;
• Leitura compartilhada do Ampliando nossas referências: Auxiliando os estudantes a editar – Lucy Calkins
• Avaliação reflexiva da oficina.
5. Recursos didáticos
· Textos xerografados;
· Slides;
· Cartolinas;
· Pincéis;
· Réguas;
· DVD Embolada;
· Filmadora;
· Kit de livros do Gestar II.
6. Avaliação
· Avaliação reflexiva do encontro – componente do portfólio.
7. Roteiro de Trabalho
Número de aulas: 08 horas;
Leitura Básica:
TP6.
KOCH, I. G. V. Argumentação e Linguagem, São Paulo: Cortez, 1987.
PLATÃO SAVIOLI, F. & Fiorin, J. L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
8. Bibliografia Básica
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Guia Geral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Língua Portuguesa. Formação de Professores. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, Brasília, Secretaria de Educação Fundamental,1997.