terça-feira, 31 de março de 2009

III Encontro - TP

































TP4
Depoimento de alguns professores cursistas:
"O trabalho desenvolvido foi de grande utilidade para o trabalho do professor, as experiências vivenciadas já estão melhorando meu trabalho". Cícero Audo
"Estamos mais seguros a cada encontrobe nos envolvendo cada vez mais e isso se deve à competência e preparação do ambiente proporcionado pela formadora". Lucileide Beserra
"O encontro desta semana foi menos dinâmico, pois com o uso dos slades ficou cansativo, porém a atividade proposta pela TP4 causou discussões e polêmicas e isso enriqueceu bastante o conhecimento e facilitou a metodologia na sala de aula". Andréa Fernanda
"Os encontros como sempre cada dia são mais enriquecedores, significativos e produtivos, pois vem sendo passado todo um trabalho formativo que tem contribuído de fato para a melhoria da prática..." Maria Luiza
"Parabéns a todos por mais uma etapa vencida! Espero mais uma vez que sigam o adágio que afirma: 'Hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje'". Helder Barbosa
"O engajamento entre todos foi excelente, todos participaram, opinaram de forma harmoniosa e descontraída". Milena Clécia
*************************************************
Como formadora dessa turma só tenho a
agradecer por todo o empenho e
dedicação que todos demonstram a
cada oficina e dizer que tenho aprendido
muito com todos os relatos e com
todos vocês, não apenas como educadores,
mas como pessoas.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Atividade em grupos

Gestar II

Saber ler e saber escrever pressupõe do leitor e de quem escreve uma organização das idéias segundo um critério dentre tantos possíveis. As atividades propostas para desenvolver essa competência trabalham com a sucessão de acontecimentos no tempo, com uma sucessão que segue uma seqüência causal e com a organização que segue vários critérios (ordem alfabética, ordem de grandeza, ordem de importância, agrupamentos temáticos entre outros). Vamos lá!

GRUPO 1
Imaginem que vocês devem organizar a reunião de pais em uma creche. Os assuntos a serem tratados vêm a seguir, em ordem aleatória. Organizem-nos seguindo um critério lógico estabelecido por vocês. Expliquem e justifiquem o critério escolhido. Elaborem o convite e a pauta da reunião.

1. Alteração do horário de entrada
2. Van – segurança – reclamação quanto ao motorista
3. Qualidade da merenda
4. Data da confraternização
5. Segurança na porta
6. Mesinhas quebradas
7. Escorregador quebrado
8. Data da próxima reunião
9. Cobertores
10. Ensaio do coral para a confraternização
11. Apresentação dos participantes da reunião
12. Caso da criança que se machucou no parquinho
13. Resumo da reunião anterior
14. Doces e salgados para a festa

CONVITE
Convidamos os pais ou responsáveis para uma reunião em nossa Unidade de Ensino, no dia 06 de março de 2009, às 9 horas da manhã, para tratar de assuntos do seu interesse.
Agradecemos antecipadamente a sua presença.

Assinatura do diretor

PAUTA DA REUNIÃO DO DIA 06 DE MARÇO DE 2009-03-09
Objetivo: Tratar de assuntos referentes à Instituição de Ensino, aos alunos, pais e professores.
Programação:
1. Apresentação dos participantes da reunião.
2. Resumo da reunião anterior.
3. Alteração do horário de entrada.
4. Van – segurança – reclamação quanto ao motorista.
5. Segurança na porta.
6. Mesinhas quebradas.
7. Escorregador quebrado.
8. Caso da criança que se machucou no parquinho.
9. Cobertores.
10. Qualidade da merenda.
11. Data da confraternização.
12. Ensaio do coral para a confraternização.
13. Doces e salgados para a festa.
14. Data da próxima reunião.

Equipe: Márcia Margot
Silvana Lucinei
Adriana Karla
Sandra Morato
Helder Barbosa
Rosângela Baia
Gestar II

Saber ler e saber escrever pressupõe do leitor e de quem escreve uma organização das idéias segundo um critério dentre tantos possíveis. As atividades propostas para desenvolver essa competência trabalham com a sucessão de acontecimentos no tempo, com uma sucessão que segue uma seqüência causal e com a organização que segue vários critérios (ordem alfabética, ordem de grandeza, ordem de importância, agrupamentos temáticos entre outros). Vamos lá!

Grupo 2

Dona Rosa é uma típica dona de casa, que tem a mania de escrever bilhetinhos para não se esquecer dos seus afazeres durante o dia. D. Rosa é mãe de dois filhos, Mariana e Guilherme e esposa de Renato, que foi trabalhar durante dois meses na capital e ela está tendo de “se virar” sozinha. Hoje, ela escreveu o seguinte bilhete para ela mesma:

COISAS PRA FAZER HOJE
- 8h tenho que deixar a Mari no ponto de ônibus para ir para o colégio.
- 10h a Carol vai dar uma passada em casa para ver minhas novas receitas: preciso aprontar o almoço antes que ela chegue.
- Ir ao supermercado e aproveitar para comprar polenta para fazer para o Gui.
- Levar o cachorro no veterinário e aproveitar para já ir buscar o bolo de aniversário do Gui. Ah! Mas não posso me esquecer de no caminho pegar a Mari na escola.
- 14h a Mari vai jogar futebol: preciso ligar para a minha mãe ir assistir ao jogo também;
- Comprar também o que falta para a festa, quando for ao supermercado: guardanapo, coca-cola e mais bexigas.
- Fazer os brigadeiros e os beijinhos. Tem que ser cedo porque eles têm que ficar umas 7 horas na geladeira.
- Tenho de me lembrar: às 18 horas é o último capítulo da novela. Imperdível!
- Quando acabar a novela ligo para a vizinha Carmem e peço para ela vir me ajudar com os últimos detalhes da festinha.
- Levar a encomenda do Sr. Carlos: 50 coxinhas, 20 croquetes e 20 bolinhas de queijo (acho que vou logo depois do almoço).
- Já faz três dias que eu não falo com o Renato. Tenho de escrever uma cartinha pra ele hoje antes de me deitar!
- 20h30 — hora da festinha! Ver se a vizinha também pode me ajudar a dar uma arrumada na casa e a pendurar as bexigas no fim da tarde.

Imaginem que um de vocês é a Dona Rosa. O grupo deverá organizar as informações e ajudá-la a escrever a tal cartinha para o seu marido, contando como foi o seu dia.


Querido marido,

São 11:30 da noite e estou muito cansada, pois tive um dia “daqueles”.
Meu dia começou cedo e como tinha muito o que fazer precisei elaborar uma lista do que faria durante o dia.
De manhã, levar a Mari no colégio e aprontar o almoço, pois Carol viria pegar umas receitas e o almoço precisava está pronto. Sim, como hoje é o aniversário do Gui, ainda tive que arranjar tempo para providenciar as últimas coisas, indo ao supermercado e na volta pegar a Mari na escola que tinha um jogo de futebol às 14:00. pena que eu não pude ir vê-la, mamãe quem a acompanhou.
Pena, também, que você não está aqui pro aniversário do Gui, acho que é por isso que ele está meio triste.
Aliás, não é só dele a tristeza... As saudades são muitas, apesar de só fazer três dias que não nos vemos.
Bem, apesar dos atropelos, a festinha foi ótima, a vizinha me deu uma mãozinha e me ajudou a pendurar as bexigas e arrumar a casa.
Vou tentar guardar uns brigadeiros e um pedaço de bolo pra você (se os meninos deixarem).
Acho que já falei tudo. Quando você chegar, depois de amanhã, te conto o resto das novidades. Vou dormir.
Muitos beijos e abraços
Rosa.

Equipe: Ana Maria
Ana Carla
Milena Clécia
Jossivônia


Gestar II

Saber ler e saber escrever pressupõe do leitor e de quem escreve uma organização das idéias segundo um critério dentre tantos possíveis. As atividades propostas para desenvolver essa competência trabalham com a sucessão de acontecimentos no tempo, com uma sucessão que segue uma seqüência causal e com a organização que segue vários critérios (ordem alfabética, ordem de grandeza, ordem de importância, agrupamentos temáticos entre outros). Vamos lá!

Grupo 3
Temos um texto publicitário que fez uso da Multimodalidade para transmitir sua mensagem.
Imagine que um negro, depois de ler esse texto, foi a uma cartomante. Produza o diálogo entre os dois. Expliquem como abordariam a temática com seus alunos da 8ª série, fazendo-os refletirem, criticamente, a respeito da(s) ideologia(s) presente(s) nos textos.

A cartomante
Depois de um anúncio publicado pelo Banco do Brasil, um negro reflete sobre sua condição atual, suas mazelas e se questiona – O que será do meu futuro? – Para amenizar suas dúvidas resolveu procurar Madame Luana.
- Veja aí nas cartas o que posso esperar do meu futuro. Moro no morro, sou negro, desempregado, analfabeto e sozinho no mundo... Que chances tenho?
Madame Luana lê as cartas:
- És filho de oxum, filho da prosperidade! Terás chances!
- Chances?! De quê?! Se as coisas continuarem como estão, terei chances? Como? A quem procurar?
- O que lhe causou tanto desespero?
- Nunca havia parado pra pensar. Mas depois de uma propaganda do Banco do Brasil, despertei!
- Volte lá. Procure o gerente e peça-lhe: Coloque em prática o que se diz!

Equipe: Tânia
Socorro Dias
Zilma
Adriana Vicente

Gestar II

Saber ler e saber escrever pressupõe do leitor e de quem escreve uma organização das idéias segundo um critério dentre tantos possíveis. As atividades propostas para desenvolver essa competência trabalham com a sucessão de acontecimentos no tempo, com uma sucessão que segue uma seqüência causal e com a organização que segue vários critérios (ordem alfabética, ordem de grandeza, ordem de importância, agrupamentos temáticos entre outros). Vamos lá!

GRUPO 4

Escolham um gênero textual e (re) contem o texto “Contras” de fadas. Expliquem como abordariam os seguintes tópicos com sua turma de 7ª série:

Gênero; HQ
Suporte; jornal, gibi, internet
Tipo; narrativo com passagens descritivas
Possíveis leitores; crianças e adolescentes



Gênero: Texto teatral
Leitura silenciosa
Leitura oral feita pelo professor
Identificação de cada conto de fada com suas respectivas personagens
Seleção de quem fica com cada fala para iniciar os ensaios (expressão corporal, expressividade da fala e entonação)
Preparação do cenário e intensificação dos ensaios
Socialização com as demais turmas

Equipe: Andréa Menezes
Wellinton Batista
Maria Silva
Maria Luiza

Gestar II

Saber ler e saber escrever pressupõe do leitor e de quem escreve uma organização das idéias segundo um critério dentre tantos possíveis. As atividades propostas para desenvolver essa competência trabalham com a sucessão de acontecimentos no tempo, com uma sucessão que segue uma seqüência causal e com a organização que segue vários critérios (ordem alfabética, ordem de grandeza, ordem de importância, agrupamentos temáticos entre outros). Vamos lá!

GRUPO 5
Qual temática seu grupo acredita ter tudo a ver com esse texto? Elabore um texto instrucional, orientando o/a leitor(a) sobre como manter um bom relacionamento entre homens e mulheres (amigos, casados, amantes, namorados, vizinhos...)

Temática: Superioridade masculina
Como manter um relacionamento duradouro
Ingredientes:
Homem autoritário
Mulher submissa
1 dose de prepotência
1 pitada de alienação feminina
2 tabletes de masoquismo
1 tablete de superioridade masculina
Paciência para untar
Modo de preparo: Unte uma forma refratária com bastante paciência, coloque todos os ingredientes em uma casa fechada, aberta somente no horário da saída do homem para o trabalho, coloque todos os dias bastante porção de submissão e alienação feminina.

Rendimento: Até que a morte os separe

Equipe: Lucileide
Guardalupe
Adalgisa
Claudeanio

Gestar II

Saber ler e saber escrever pressupõe do leitor e de quem escreve uma organização das idéias segundo um critério dentre tantos possíveis. As atividades propostas para desenvolver essa competência trabalham com a sucessão de acontecimentos no tempo, com uma sucessão que segue uma seqüência causal e com a organização que segue vários critérios (ordem alfabética, ordem de grandeza, ordem de importância, agrupamentos temáticos entre outros). Vamos lá!

GRUPO 6

A partir desse texto, exemplo de intergenericidade, elaborem manchete e notícia. Façam a análise comparativa entre os dois textos, semelhanças e diferenças.


Final Feliz?

No Hospital do Rim, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, uma família vive um drama. Lá três filhas se encontram com grave problema renal e há quatro anos fazem diálise e esperam um órgão na fila de transplante.
O médico especialista informou à mãe que ela teria que escolher a qual das filhas doaria seu rim. A notícia deixou a família angustiada.
Reunidas, ficou decidido que o rim seria doado a filha que estivesse em pior estado de saúde.
O drama é pior do que o que se pensava, já que elas ainda teriam que juntar o dinheiro necessário para o transplante.
Em seguida, a equipe médica foi procurada, depois de tudo resolvido o transplante foi realizado com sucesso e as outras filhas ficaram a mercê da sorte.


Equipe: Cícero Audo
Kellyanne
Arleide
Lívia

domingo, 8 de março de 2009

Nós e os textos

Nós e os textos